Saúde
O que é andropausa? Conheça a menopausa masculina
Compartilhe:
Se você pensou que apenas as mulheres sofrem com a queda dos hormônios perto da terceira idade, se enganou! A “menopausa masculina”, também conhecida como andropausa, costuma afetar os homens com mais de 60 anos e tem sintomas bem parecidos com o quadro feminino.
Com os homens, o processo da andropausa é menos brusco do que nas mulheres. Conforme eles envelhecem, é reduzida a produção de testosterona (hormônio sexual masculino) mas, mesmo ainda com níveis baixos, eles continuam dentro da faixa esperada e o ciclo fértil não é encerrado.
Em determinadas ocasiões, homens de 35 a 40 anos já podem apresentar sinais da andropausa. Assim como pode ocorrer a menopausa precoce com as mulheres, a andropausa também pode aparecer antes do esperado e causar transtornos emocionais e disfunções sexuais. Isso se deve a fatores hereditários e a hábitos de saúde que podem ser reavidos com o surgimento do quadro.
Como a andropausa acontece
A partir dos 40 anos, os níveis de testosterona sofrem uma queda constante de, aproximadamente, 1% ao ano. São três quedas que acontecem inicialmente:
- Nos níveis circulantes de testosterona livre (TL);
- Nos níveis de testosterona ligada a albumina;
- Nos níveis de globulina ligadora de hormônios sexuais (SHBG).
Após os 55 anos, também ocorre a queda gradual da testosterona total (TT). Isso significa que, um homem com aproximadamente 75 anos tem – em média – 65% da capacidade hormonal de um homem de 25%, no auge da fertilidade.
O que é testosterona?
A testosterona é um hormônio sexual masculino, da mesma forma que o estrogênio e a progesterona são os hormônios sexuais femininos. Ele é encontrado em grande quantidade no organismo do homem, mas também é presente nas mulheres, mas em pequena quantidade.
Nos homens, a testosterona é produzida nos testículos e, no caso do corpo feminino, ela é produzida pelos ovários e pela glândula em pequena escala.
É ela quem faz a diferenciação entre homens e mulheres no que se refere à produção de pele, voz grossa, aumento da musculatura e outras características físicas do homem.
Por que a andropausa ocorre?
O fator primordial para o desencadeamento da andropausa é a idade. Entretanto, se ela fosse o único motivo, todos os homens passariam por ela. Existem outros fatores que podem levar à queda da testosterona, e eles estão relacionados a hábitos de saúde física e mental, além de doenças específicas.
De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Estadual de Diabete e Endocrinologia do Rio de Janeiro, as causas podem estar associadas a:
- Queda da produção de melatonina;
- Síndromes metabólicas;
- Obesidade;
- Hipertensão;
- Baixa massa muscular;
- Problemas na tireoide, como hiper ou hipotireoidismo;
- Hábito de praticar jejum prolongado;
- Alto consumo de carnes;
- Tabagismo;
- Abuso de drogas e álcool;
- Estresse;
- Presença de diabetes tipo 2;
- Insuficiência renal;
- Efeito de muitos medicamentos com ação adversa sobre a função testicular.
A andropausa não é considerada uma doença: ela é um quadro normalmente associado ao envelhecimento natural, e que pode ser controlado e atenuado com dieta adequada e atividades físicas.
Outras denominações
- Distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (DAEM);
- Deficiência androgênica do envelhecimento masculino (DAEM);
- PADAM (partial androgen deficiency of the aging male);
- Menopausa masculina;
- Climatério Viril.